Você está aqui: Home » Árbitro » Como é feito um balizamento?

Como é feito um balizamento?

O balizamento é uma listagem pré-definida constando os atletas inscritos para cada prova da competição, que pode indicar em que momento da competição cada atleta irá competir, baseado nas inscrições enviadas para a organização do evento.


Balizamento do Campeonato Europeu 2012


Start list do Mare Nostrum de Barcelona 2012

Em primeiro lugar, é preciso saber distinguir no Brasil, sobre os termos “balizamento” e “start list”.

Em nível internacional, “start list” é o termo usado para designar o balizamento. No entanto, ele poderá se encontrar em dois formatos: uma lista dos atletas inscritos para cada prova, ordenado por tempo de inscrição (o mais comumente chamado “tempo de balizamento”) – do menor para o maior, ou uma lista ordenada (explicação adiante) separando os atletas por séries e raias.

Já no Brasil, o “balizamento” é esta lista ordenada por séries e raias, enquanto o “start list” é a relação dos atletas inscritos para cada prova.

Os elementos de um balizamento são:

  1. Cabeçalho: consta as informações básicas do evento
  2. Dados da prova: são os detalhes referentes à prova, como número, sexo, qual estilo, metragem, se é revezamento e data
  3. Recordes: é uma pequena tabela contendo os recordes atuais até a data da competição
  4. Listagem: é o balizamento propriamente dito, podendo ser em forma de tabela ou uma lista corrida, mas deve conter no mínimo o nome do atleta, ano de nascimento, clube/equipe/país e o tempo de balizamento (“seeding time” ou “seed”)
  5. Rodapé: geralmente reservado para patrocinadores

Existem programas, como o Hy-Tek, que geram arquivos-texto (txt/html), e outros como o software da Omega que gera arquivos em PDF. Ambos são considerados balizamento, só muda a apresentação deles.

Quanto se iniciar o processo de gerenciamento de uma competição, a organização envia a todos os interessados instruções de como proceder com a inscrição, incluindo aí uma data-limite para envio. Ainda existem muitos lugares que trabalham com ficha de inscrição em papel, mas vem sendo gradativamente substituída por inscrição por software ou on-line.

Ao término desta data-limite de inscrições, a organização então gera o “start list”, uma lista contendo apenas os nomes dos atletas e seus respectivos tempos de inscrição.

SW 3.1.1 The best competitive times of all entrants for the preceding twelve (12) months prior to the entry deadline of the competition, shall be submitted on entry forms and listed in order of time by the Management Committee. Swimmers who do not submit official recorded times shall be considered the slowest and shall be placed at the end of the list with a no time. Placement of swimmers with identical times or of more than one swimmer without times shall be determined by draw. Swimmers shall be placed in lanes according to the procedures set forth in SW 3.1.2. below. Swimmers shall be placed in trial heats according to submitted times in the following manner.

Esta lista serve então para confirmar as inscrições enviadas, tanto do lado da organização quanto de quem irá participar. Se existe algum erro ou troca ou até mesmo falta de inscrição, é neste momento que a organização recebe as reclamações.

Quem não mandou tempo de balizamento durante a inscrição ou não foi detectado nenhum tempo nos últimos 12 meses antes da data-limite de inscrição, então o atleta é balizado com o pior tempo, ou como se diz, “sem tempo”. A este atleta sem tempo é designado as piores posições do balizamento.

Após essa conferência, o balizamento é gerado, isto é, é designado a cada atleta uma série e uma raia em cada prova em que ele está inscrito.

Uma competição pode conter diversas provas. Uma prova pode conter diversas séries. Mas uma série pode conter, no máximo, o número de raias disponíveis na piscina.

Para definir onde cada atleta será posicionado (série + raia), é preciso antes saber qual o tipo da prova:

  1. FINAL DIRETA: é o tipo de prova mais comum no Brasil. É quando os atletas competem uma única vez e são classificados de acordo com o resultado obtido. Neste caso, os melhores tempos encontram-se na última série;
  2. ELIMINATÓRIA E FINAL: é o tipo de prova comum em Campeonatos Brasileiros. A prova é composta por 2 fases. Na eliminatória, os atletas nadam e os “x” melhores tempos avançam para a fase final. O “x” é o número de raias na piscina: se a piscina tem 8 raias, então avançam apenas os 8 melhores tempos obtidos na eliminatória. Existem sim piscina com 10 raias onde só se usam 8, e neste caso, avançam apenas os 8, sendo que as 2 outras raias (que são as das laterais da piscina) não são utilizadas durante a competição;
  3. ELIMINATÓRIA E FINAIS “X”: esta prova existe em Campeonatos Brasileiros Absolutos, e é muito comum encontrar em competições nacionais nos Estados Unidos, onde existe até final “C”. É quase o mesmo caso da prova “eliminatória e final”, exceto que no caso da final haverá “X” séries, onde na série dita “A” estarão os “x” melhores tempos, na série dita “B” estarão os próximos “x” melhores tempos e assim sucessivamente. Apenas os atletas que disputam a final “A” podem concorrer à medalha. Esse tipo de prova foi comum até a Olimpíada de 1996, em Atlanta, com finais “A” (onde nadadores disputavam do 1o. ao 8o. lugar) e finais “B” (disputa do 9o. ao 16o. lugar). Não era raro encontrar atleta que vencia a final “B”com melhor tempo que o 8o. lugar da final “A”, mas pela regra da Fina, a colocação permanece como 9o. lugar, mesmo que até o atleta bata o recorde mundial e seja melhor que o campeão da prova.
  4. ELIMINATÓRIAS, SEMIFINAIS e FINAL: o funcionamento deste tipo de prova é o mesmo do tipo “eliminatória/final”, com o adicional da semi-final entre as duas fases. Para a semifinal, avançam os 2 vezes “x” atletas. No entanto, o balizamento da semifinal será como uma “divisão” dos atletas por tempo. O melhor tempo vai na 2a. série; o segundo melhor tempo irá na 1a. série; o terceiro tempo irá na 2a.; o quarto irá na 1a.; e assim sucessivamente. Para a final, classificam-se apenas os “x” melhores tempos, independente em qual série o nadador participou (o que difere da semifinal de uma prova em atletismo).

Sabendo os tipos de provas, agora é hora de usar uma lógica matemática para compor o balizamento.

Numa série, que poderá ter até “x” raias, as “melhores” raias são as centrais. Portanto, reserva-se as raias centrais para os atletas que têm melhor tempo de classificação/balizamento. A partir daí, do centro para as laterais, atribui-se a raia para os atletas, partindo do centro e alternando-se entre esquerda e direita.

SW 3.1.2 Except for 50 metre events in 50 metre pools, assignment of lanes shall be (number 1 lane being on the right side of the pool (0 when using pools with 10 lanes) when facing the course from the starting end) by placing the fastest swimmer or team in the centre lane in pool with an odd number of lanes, or in lane 3 or 4 respectively in pools having 6 or 8 lanes. In pools using 10 lanes, the fastest swimmer shall be placed in lane 4. The swimmer having the next fastest time is to be placed on his left, then alternating the others to right and left in accordance with the submitted times. Swimmers with identical times shall be assigned their lane positions by draw within the aforesaid pattern.

Numa piscina de 6 raias, a raia central é a raia 3. Então o posicionamento será o seguinte:

RAIA 1 RAIA 2 RAIA 3 RAIA 4 RAIA 5 RAIA 6
5o. tempo 3o. tempo 1o. tempo 2o. tempo 4o. tempo 6o. tempo

Numa piscina de 7 raias, a raia central é a raia 4:

RAIA 1 RAIA 2 RAIA 3 RAIA 4 RAIA 5 RAIA 6 RAIA 7
7o. tempo 5o. tempo 3o. tempo 1o. tempo 2o. tempo 4o. tempo 6o. tempo

Numa piscina de 8 raias, a raia central é a raia 4:

RAIA 1 RAIA 2 RAIA 3 RAIA 4 RAIA 5 RAIA 6 RAIA 7 RAIA 8
7o. tempo 5o. tempo 3o. tempo 1o. tempo 2o. tempo 4o. tempo 6o. tempo 8o. tempo

Numa piscina de 9 raias, a raia central é a raia 5:

RAIA 1 RAIA 2 RAIA 3 RAIA 4 RAIA 5 RAIA 6 RAIA 7 RAIA 8 RAIA 9
9o. tempo 7o. tempo 5o. tempo 3o. tempo 1o. tempo 2o. tempo 4o. tempo 6o. tempo 8o. tempo

E enfim, numa piscina de 10 raias, a raia central é a raia 5:

RAIA 1 RAIA 2 RAIA 3 RAIA 4 RAIA 5 RAIA 6 RAIA 7 RAIA 8 RAIA 9 RAIA 10
9o. tempo 7o. tempo 5o. tempo 3o. tempo 1o. tempo 2o. tempo 4o. tempo 6o. tempo 8o. tempo 10o. tempo

Nunca vi uma competição com 11 ou 12 raias. Mas se existir, a lógica aplica-se, sendo a raia central a número 6.

Uma exceção da regra deve ser observada:

SW 3.1.1.5 Exception: When there are two or more heats in an event, there shall be a minimum of three swimmers seeded into any one preliminary heat, but subsequent scratches may reduce the number of swimmers in such heat to less than three.

Suponhamos que existam 10 nadadores numa piscina de 8 raias. Isso daria 2 séries, a primeira com 2 atletas e a segunda com 8, certo? Errado, pois a regra estabelece que no mínimo 3 atletas devem constar na série – quando numa prova existe mais de uma série. Então o último tempo da 2a. série deve ser jogado na 1a. série, completando assim 3 nadadores na 1a. série e 7 na 2a. série, em respeito à regra.

Naturalmente isso é para o balizamento, antes da competição. Se um ou mais atletas faltaram durante a competição nesta série que só tinha 3 atletas, então irão nadar apenas 1 ou 2 atletas.

Um problema de terminologia pode ocorrer na utilização de 9 e 10 raias. Para a Fina, a numeração deve ser de 0 a 9, enquanto muitos clubes no Brasil usam a numeração 1 a 10 nos blocos. Existem ainda algumas piscinas com a numeração que não existe mais – A, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, B – sendo que nesse caso a letra A seria o 0 e a letra B seria substituída pelo número 9.

Vamos balizar. Para ilustrar melhor, vamos imaginar uma competição numa piscina de 8 raias com 30 atletas inscritos numa prova.

  1. FINAL DIRETA: os tempos são ordenados da última série para a primeira. O número indica qual a posição do atleta na relação inicial, com o tempo de balizamento:
    série raia 1 raia 2 raia 3 raia 4 raia 5 raia 6 raia 7 raia 8
    1a. 29 27 25 26 28 30
    2a. 23 21 19 17 18 20 22 24
    3a. 15 13 11 9 10 12 14 16
    4a. 7 5 3 1 2 4 6 8
  2. ELIMINATÓRIA E FINAL: na fase eliminatória, para dar mais competitividade, os 24 melhores tempos são ordenados pelas melhores raias das 3 últimas séries, enquanto que as outras obedecem o sistema de balizamento de uma final direta (melhor tempo na raia 4, segundo na raia 5, etc):
    série raia 1 raia 2 raia 3 raia 4 raia 5 raia 6 raia 7 raia 8
    1a. 29 27 25 26 28 30
    2a. 21 15 9 3 6 12 18 24
    3a. 20 14 8 2 5 11 17 23
    4a. 19 13 7 1 4 10 16 22

    Para a fase final, os 8 melhores tempos obtidos na fase eliminatória são novamente balizados de acordo com o sistema apresentado na final direta:

    raia 1 raia 2 raia 3 raia 4 raia 5 raia 6 raia 7 raia 8
    final 7 5 3 1 2 4 6 8
  3. ELIMINATÓRIA E FINAIS “X”: na fase eliminatória funciona como no item anterior. Para as finais, os classificados entre o 1o. e 8o. tempo fazem parte da final “A”, enquanto os classificados entre 9o. e 16o. tempo fazem parte da final “B”. Se existir final “C”, os atletas classificados entre 17o. e 24o. tempo estarão nela. É importante reafirmar que apenas os atletas que estão na final “A” podem disputar uma medalha – se existir em disputa – e até em alguns casos vaga em seleção. Os atletas da final “B” e “C” ficam restritos à disputa pelo 9o. e 17o. lugar respectivamente.
  4. ELIMINATÓRIA, SEMIFINAL E FINAL: a fase eliminatória e final funciona como num sistema de ELIMINATÓRIA-FINAL. Já a semifinal é como um balizamento de eliminatória com nova fase final, novamente para “equilibrar” a disputa entre os atletas por uma vaga na final:
    série raia 1 raia 2 raia 3 raia 4 raia 5 raia 6 raia 7 raia 8
    1a. 14 10 6 2 4 8 12 16
    2a. 13 9 5 1 3 7 11 15

Na regra da Fina existe uma seção completa que aborda o assunto e o sistema utilizado, de forma mais sintética, e alguns comentários acerca:

SW 3 SEEDING OF HEATS, SEMI-FINALS AND FINALS

The starting stations for all events in Olympic Games, World Championships, Regional Games and other FINA competitions shall be by seeding as follows:

SW 3.1 Heats

SW 3.1.1 The best competitive times of all entrants for the preceding twelve (12) months prior to the entry deadline of the competition, shall be submitted on entry forms and listed in order of time by the Management Committee. Swimmers who do not submit official recorded times shall be considered the slowest and shall be placed at the end of the list with a no time. Placement of swimmers with identical times or of more than one swimmer without times shall be determined by draw. Swimmers shall be placed in lanes according to the procedures set forth in SW 3.1.2. below. Swimmers shall be placed in trial heats according to submitted times in the following manner.

No item SW 3.1.1 sublinhamos um item desconhecido por muitos técnicos e nadadores a respeito de como balizar atletas com mesmo tempo (ou aqueles sem tempo): eles são “sorteados” nas raias definidas.

SW 3.1.1.1 If one heat, it shall be seeded as a final and swum only during the final session.

Se existir uma só série eliminatória, não tem sentido de realizar a fase, então todos os atletas daquela prova vão direto para a final.

SW 3.1.1.2 If two heats, the fastest swimmer shall be seeded in the second heat, next fastest in the first heat, next fastest in the second heat, next in the first heat, etc.

No item SW 3.1.1.2 explica a forma de balizamento da fase semifinal, sempre composta de 2 séries.

SW 3.1.1.3 If three heats, the fastest swimmer shall be placed in the third heat, next fastest in the second, next fastest in the first. The fourth fastest swimmer shall be placed in the third heat, the fifth in the second heat, and the sixth fastest in the first heat, the seventh fastest in the third heat, etc.

Aqui é a explicação de uma fase eliminatória com 3 séries.

SW 3.1.1.4 If four or more heats, the last three heats of the event shall be seeded in accordance with SW 3.1.1.3 above. The heat preceding the last three heats shall consist of the next fastest swimmers; the heat preceding the last four heats shall consist of the next fastest swimmers, etc. Lanes shall be assigned in descending order of submitted times within each heat, in accordance with the pattern outlined in SW 3.1.2 below.

Em provas com 4 ou mais séries, as 3 últimas séries seguem o sistema do item SW 3.1.1.3, enquanto as séries anteriores são balizadas de acordo com o padrão do item SW 3.1.2

SW 3.1.1.5 Exception: When there are two or more heats in an event, there shall be a minimum of three swimmers seeded into any one preliminary heat, but subsequent scratches may reduce the number of swimmers in such heat to less than three.

A exceção: mínimo de 3 atletas na primeira série para provas com duas ou mais séries.

SW 3.1.1.6 Where a 10 lane pool is available and equal times are established for the 8th place in the heats of 800m and 1500m Freestyle events, lane 9 will be used with a draw for lane 8 and lane 9. In case of three (3) equal times for 8th place, lane 9 and 0 will be used with a draw for lane 8, 9 and 0.

Aqui existe até uma ligação com o swim-off: em caso de piscina com 10 raias, mas utilizando-se 8, nas provas longas (800 e 1500m), caso exista empate no 8o. lugar, os empatados nadam nas raias que sobram.

SW 3.1.1.7 Where a 10 lane pool is not available SW 3.2.3 will apply.

Se não for possível, o swim-off deve ser realizado… Aliás, o mesmo deve valer para uma piscina de 10 raias e que as 10 raias estão sendo utilizadas.

SW 3.1.2 Except for 50 metre events in 50 metre pools, assignment of lanes shall be (number 1 lane being on the right side of the pool (0 when using pools with 10 lanes) when facing the course from the starting end) by placing the fastest swimmer or team in the centre lane in pool with an odd number of lanes, or in lane 3 or 4 respectively in pools having 6 or 8 lanes. In pools using 10 lanes, the fastest swimmer shall be placed in lane 4. The swimmer having the next fastest time is to be placed on his left, then alternating the others to right and left in accordance with the submitted times. Swimmers with identical times shall be assigned their lane positions by draw within the aforesaid pattern.

No item acima, a explicação de como é designado as raias, sendo que a raia 1 ou 0 deverá estar do lado direito da piscina da visão do lado de partida, exceto, claro, para provas de 50m em piscina de 50m. Aqui você encontra a definição da raia 4 como raia central para piscinas de 8 e 10 raias.

SW 3.1.3 When 50 metre events are contested in 50 metre pools, the races may be swum, at the discretion of the Management Committee, either from the regular starting end to the turning end or from the turning end to the starting end, depending upon such factors as existence of adequate Automatic Equipment, starter’s position, etc. The Management Committee should advise swimmers of their determination well before the start of the competition. Regardless of which way the race is swum, the swimmers shall be seeded in the same lanes in which they would be seeded if they were both starting and finishing at the starting end.

De acordo com o tipo de equipamento e instalação utilizada, nas provas de 50m em piscina de 50m podem iniciar do lado oposto da partida. Usando ou não, isso deve estar claro e avisado anteriormente aos atletas.

SW 3.2 Semi-Finals and Finals

SW 3.2.1 In the semi-finals heats shall be assigned as in SW 3.1.1.2.

No caso de semifinais, o balizamento delas obedece o item SW 3.1.1.2

SW 3.2.2 Where no preliminary heats are necessary, lanes shall be assigned in accordance with SW 3.1.2 above. Where preliminary heats or semi-finals have been held, lanes shall be assigned as in SW 3.1.2 based, however, on times established in such heats.

Ah sim, nas eliminatórias, o tempo de balizamento utilizado é o tempo de inscrição, que é o melhor resultado do atleta na prova nos últimos 12 meses até a data de inscrição. No caso da semifinal e final, os tempos de balizamento serão os tempos obtidos na fase anterior.

SW 3.2.3 In the event that swimmers from the same or different heats have equal times registered to 1/100 second for either the eighth/tenth place or sixteenth/twentieth place depending on the use of 8 or 10 lanes, there shall be a swim-off to determine which swimmer shall advance to the appropriate finals. Such swim-off shall take place not less than one hour after all involved swimmers have completed their heats. Another swim-off shall take place if equal times are registered again. If required, a swim off will take place to determine 1st and 2nd reserve if equal times are recorded.

Aqui o procedimento do swim-off, o temível desempate. As colocações reservas também estão sob esta condição.

SW 3.2.4 Where one or more swimmers scratch from a semi-final or final reserves will be called in order of classifications in heats or semi-finals. The event or events must be re-seeded and supplementary sheets must be issued detailing the changes or substitutions, as prescribed in SW 3.1.2.

Os “reservas” são os dois próximos atletas na classificação para entrar na próxima fase. Numa semifinal, seriam os atletas em 17o. e 18o. lugar na classificação final das eliminatórias, numa piscina de 8 raias. Na final, seriam os atletas em 9o. e 10o. lugar na classificação final das semifinais. Os “reservas” devem ficar alertas pois podem ser chamados para substituir um atleta faltante ou doente. Caso ocorra esta substituição, deve ser feito um rebalizamento.

SW 3.2.5 For heats, semi-finals and finals, swimmers must report to the First Call Room no later than 20 minutes prior to the start of their event. After inspection, swimmers proceed to the final call-room.

Este item é bem relativo, já que 20 minutos antes do início da prova é até bastante tempo para uma competição. Mas lembrando que no Brasil, a área de balizamento também é a área de inspeção dos trajes e isso leva tempo, então para se preparar adequadamente para a prova, é recomendável que o atleta vá 20 a 30 minutos antes da prova para a área de balizamento.

 

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

5 comentários

  1. Este tipo de balizamento não está contextualizado nas regras

    • Árbitro de Natação

      Houve uma atualização no balizamento referente à prova de 400 metros livre e medley, onde as duas últimas séries da fase eliminatória contém os melhores tempos, não mais como antes que eram as 3 últimas séries. Comparando, as provas de 400 agora tem balizamento da eliminatória como numa semi-final.

  2. Amigos, existe algum software gratuito que possa ser usado pra fazer balizamento e classificação automática dos atletas?
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *