Você está aqui: Home » Nadador » Dúvida: pode fazer perna de peito no nado borboleta no master?

Dúvida: pode fazer perna de peito no nado borboleta no master?

Sim.

Diz a regra:

MSW 3.10 A breaststroke kicking movement is permitted for butterfly.
Only one breaststroke kick is permitted per arm pull except that a single breaststroke kick is permitted prior to the turn and the finish without an arm pull. After the start and after each turn, a single breaststroke kick is permitted prior to the first arm pull.

Mas atenção: a prova e/ou o evento deve estar denominada como “master(s)” para que a pernada de peito seja considerada no nado borboleta. Atletas masters nadando com atletas “normais” cuja prova não há referência ao “master(s)”, não podem fazer a pernada de peito, valendo a regra “normal” da FINA para o nado borboleta.

Além disso, outra exceção que a regra diz é que antes de cada virada, na chegada ou na saída, o atleta pode dar uma só pernada de peito sem braçada de borboleta. Durante a prova, apenas uma pernada de peito pode ser realizada a cada ciclo de braçadas (que devem ser, claro, simultâneas, como manda a regra do nado borboleta).

É importante entender que as regras de natação master, assim como as de natação paralímpica, são complementares às regras gerais da FINA. Se houver exceção, ela será tratada na categoria.

Confira as regras específicas da natação master no link abaixo:
http://www.fina.org/H2O/index.php?option=com_content&view=article&id=358:masters-swimming-rules-msw&catid=87:masters-rules&Itemid=184

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

4 comentários

  1. Quem dirige competição de Masters também ouve com frequência a pergunta:
    Pode fazer uma pernada de borboleta e em seguida uma pernada de peito a cada ciclo de braçadas do nado borboleta?

    • arbitro

      Sim, pode. A confusão acontece porque no nado borboleta é “permitido” dar uma pernada de peito por ciclo de braçada, o que não impede do movimento tradicional do borboleta. Você inclusive pode dar quantas golfinhadas quiser a cada ciclo de braçada, mas o ciclo de braçada NÃO PODE SER INTERROMPIDO, ou seja, ficar com os braços esticados e só dar golfinhada não é permitido.

  2. Caso: juiz da voz de comando (sua marcas), todos já abaixados …um dos nadadores neste momento resolve descer do bloco sem avisar nada. Juiz pode dar saída, pede última forma , ambos ?

    Digo isso porque , ocorreu…nadador já estava abaixado e no comando “suas marcas”, ele entendeu “ultima forma”, o mesmo desceu do Bloco, juiz deu a saída normal ! Ele ficou sem entender ….e sei lá …oq seria ! rs

    • arbitro

      Isso dependerá do julgamento do juiz de partida, em primeiro lugar, porque durante a saída o comando da competição é passado do árbitro geral ao juiz de partida. O juiz de partida tem que dar a partida quando todos estiverem imóveis. A questão de “partida justa” também é levada em consideração. Se o árbitro geral discordar da decisão do juiz de partida (e ele é o único que pode discordar), os dois discutem sobre o que deve ser feito. A partida é uma decisão do momento, portanto não existe uma regra que estabeleça o que deve ser feito no caso como esse, apenas é definido que a saída deve ser dada quando todos estiverem imóveis. Fatores externos, situação do atleta, do bloco de partida, falta de áudio – o que parece ser o caso – isso tudo deve ser julgado na hora pelo árbitro geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *