sábado, junho 22, 2024
InícioÁrbitroSwim-off: o que é isso?

Swim-off: o que é isso?

Swim-off é uma expressão bem desconhecida dos brasileiros porque basicamente é utilizada apenas em campeonatos onde se tem eliminatórias, finais e/ou semi-finais. É o desempate que deve ser realizado entre nadadores que detém o mesmo tempo e estão em uma colocação que distingue duas séries.

Por exemplo, numa competição com eliminatória e final numa piscina de 8 raias, avançam os 8 melhores tempos obtidos nas eliminatórias. Se no 8o. lugar estão empatados dois nadadores, então um swim-off deve ocorrer – até 1 hora após o término da prova – para determinar quem é que fica com a 8a. vaga.

SW 3.2.3 In the event that swimmers from the same or different heats have equal times registered to 1/100 second for either the eighth/tenth place or sixteenth/twentieth place depending on the use of 8 or 10 lanes, there shall be a swim-off to determine which swimmer shall advance to the appropriate finals. Such swim-off shall take place not less than one hour after all involved swimmers have completed their heats. Another swim-off shall take place if equal times are registered again. If required, a swim off will take place to determine 1st and 2nd reserve if equal times are recorded.


Ufa, não empatei de novo…

A regra é omissa com relação ao swim-off de provas de 400m e acima, já que o desgaste é muito grande para os atletas envolvidos. No Canadá, por exemplo, é regulamentado como regra complementar que em provas de 400m ou acima, se existir raia disponível na final, os dois ou mais atletas que empataram nadam. Caso contrário, deve ser realizado o swim-off.

No entanto, não é obrigatório o nadador participar e esta desistência não afeta a sua participação na competição. Por exemplo, se os atletas empataram em 8o. nos 400m medley e um deles desistir, então aquele que desistiu receberá a 9a. colocação e o tempo feito como resultado final, enquanto o outro irá competir na final, balizado com o tempo realizado também.

Apesar de omisso na regra, é de senso comum entre os árbitros gerais que mesmo que durante o desempate o atleta melhore seu tempo, prevalecerá o tempo do empate para efeito de resultado final ou tempo de balizamento para a fase posterior (semifinal ou final).

Também é um critério omisso no regulamento determinar se o recorde que o nadador bateu durante um swim-off é válido. Nesse caso vale a determinação do árbitro geral ou até mesmo da Federação Nacional. No Brasil não há registrado qualquer documento ou decisão que já tenha ocorrido sobre isso.

Outra particularidade do swim-off é que se o nadador for desclassificado durante esse desempate, isso não afetará seu resultado oficial, ele apenas perderá o direito de avançar para a fase posterior.

Se ocorrer mais um empate durante o swim-off, mais um deverá ser realizado.

Se a piscina tiver 8 raias e ocorrer um empate em 8o. lugar na prova de 800 ou 1500m livre, e a competição tiver eliminatória e final, infelizmente o swim-off deverá ser realizado.

Se ocorrer um recorde mundial durante o swim-off, os procedimentos de recorde mundial constantes na regra da Fina deverão ser aplicados (SW 12).

Se houver empate também para as posições de 1o. e 2o. reserva (as duas posições subsequentes que podem avançar para a próxima fase) , um swim-off também deverá ser realizado.

Árbitro de Nataçãohttp://www.regrasdenatacao.com.br/
Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.
RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

  1. Em relação a recordes em swim-off, lembro no Mundial de Roma, que o Bovell empatou com um maluco lá em 16º na eliminatória, foi pro swim-off e bateu o recorde de campeonato! E o recorde foi homologado. Claro que depois o Cielo bateu o recorde dele, mas o Bovell poderia ter saído da competição como recordista de campeonato sem que o tempo dele do swim-off constasse no resultado final…

Most Popular

Recent Comments

ALCIDES PEREIRA DA SILVA on Vídeo: como é uma virada de costas regular
Lidyane Maciel on As categorias no Brasil
Bruno Gouvea on A saída de mergulho
Guilherme da Silva on Nado borboleta na categoria master
Maria Salete ribeiro on As categorias no Brasil
GABRIELA AMANCIO VELOSO on Como é calculado o índice técnico
Sandra Belarmina da Silva Rodrigues on As categorias no Brasil
Anonimo on Regras oficiais
Victor hugo on A saída de mergulho
Marco Túlio Vichinski Rocha on As categorias no Brasil
Gilson Ataides Rodrigues on As categorias no Brasil
Marcia on Regras oficiais
Fabiana Machado Santos on As categorias no Brasil
José Carlos on Regras oficiais
Eduardo Alvim on Regras oficiais
Marco Batista on Entre em contato!
Marco Aurélio Marques Batista on Entre em contato!
Marco Aurélio Marques Batista on Árbitros brasileiros relacionados na FINA
wendell de oliveira freire on Entre em contato!
luis on Regras oficiais
Erlon Pinheiro on Regras oficiais
paulo roberto de souza on Regras oficiais
Natan Cyrino Volpini on Entre em contato!
Natan Cyrino Volpini on Perfil: Marcelo Falcão
hudson furlanetto silva on Virada errada de costas
Fenelon Vieira de Carvalho on Como é feito um balizamento?
miguel on Regras oficiais
Ninfa Aliaga Tello on Perfil: Marcelo Falcão
arbitro on Regras oficiais
Eduardo on Regras oficiais
Fernando Franco on A saída de mergulho
Fenelon Vieira de Carvalho on Mudanças no nado peito
arbitro on Regras oficiais
Julio Cesar on A posição dos pés
Ronaldo Marra on A posição dos pés
arbitro on Trajes aprovados
celso dolivo on Trajes aprovados
Germano Colling on A posição dos pés
jose estevam simoes on Entre em contato!
Ernesto Lima Filho on Entre em contato!
LUIZ FERNANDO on As categorias no Brasil
Daniel Takata on Swim-off: o que é isso?
Alexandre on A saída de mergulho
Adalberto on Voltando a submergir
Adalberto on Regras oficiais
Andréa Coêlho on Regras oficiais