Você está aqui: Home » Entre em contato!

Entre em contato!

  1. Loading ...

11 comentários

  1. parabens pelo site. muito bom

  2. Não consegui enviar este a.mail, então estou tentanto atraves de Comentários.
    Sou nadador Master, em 2013 completo 86 anos,e como não posso fazer as tradicionais “viradas”, pois sofro de labirintite, gostaria de saber quais são as restrições nas modalidades, craw, costas e peito, em conpetiçoes Oficias Master?
    Posso dar uma parada e me ageitar para dar o impulso de retorno? Se meus pés alcançar o fundo da piscina é falta?
    Agradeço a resposta.
    Ernesto

  3. No nado borboleta (master)a regra diz “ue eu devo dar uma só pernada de peito antes da braçada na saida e na virada”, então não posso sair golfinhando e depois bater perna de peito e braço de borboleta?

    Grato + 1 vez

  4. O modelo Jaked J11 estampado tem bom desempenho? Qual a diferença deste modelo para os outros? Tenho encontrado este traje com preços bem baixos, e pretendo comprar um, só que estou desconfiado com o desempenho e qualidade do mesmo.

  5. Bom dia Marcelo, tudo bem?
    Desculpe incomodá-lo novamente, é que eu tive um grande problema numa competição.
    Vou explicar os fatos e se você puder gostaria do seu posicionamento:
    Eu nadei uma série onde existiam um juiz de partida, três juízes de chegada e um cronometrista por raia. Acontece que apenas um juiz de chegada anotou na papeleta a minha chegada, e os outros dois não anotaram nada. O juiz que anotou, me viu chegando na segunda posição, e eu tenho um vídeo caseiro em alta definição que comprova isso (sei que não pode ser usado como critério). O que o árbitro geral fez dois desconsiderar a minha chegada, e usou apenas como critério o tempo do cronometrista, sendo que para os outros nadadores o critério foram os juízes de chegada. Dentro da mesma bateria podem ser usados esses dois critérios? Eu me senti muito prejudicado, haja vista os outros nadadores foram privilegiados por terem dois critérios de avaliação. E pra piorar, um atleta que no cronômetro tinha um tempo maior que o meu, foi classificado na minha frente e teve o tempo alterado, única e exclusivamente pelo fato de dois juízes de chegada o terem visto.
    Muito obrigado pela atenção!

    Att.,

    Natan

    • Árbitro de Natação

      Os juízes de chegada dependem do visual para confirmar as colocações. Se ele não tem certeza da colocação, ele não colocará nada. Dessa forma restou um juiz de chegada, o que não é suficiente para julgar já que dos 3 juízes, dois não puderam afirmar a colocação, restando o tempo do cronômetro para julgar. O árbitro geral tomou uma decisão correta. Em cada série é possível utilizar diferentes critérios sim.

  6. Caros, antes de mais nada parabéns pelo excelente trabalho no blog Regras de Natação!
    Gostaria de tirar uma dúvida, é permitido no nado borboleta realizar a respiração lateral? No caso, respirar rotacionando a cabeça para respirar como no crawl, obviamente mantendo todo o resto do nado.
    Aguardando uma resposta que, pelo atenção que vocês dispensam às dúvidas, sei que virá assim que puderem.
    Por isto, desde já, muito obrigado.
    Att,
    Wendell

  7. PREOCUPAÇÃO COM A ARBITRAGEM TROFÉU ARTHUR SAMPAIO CAREPA
    Sou formado em Educação Física e acompanho meu filho na natação desde os 6 meses. Stéfano Batista Juvenil1 Sesi-MG já foi Campeão Mineiro, Brasileiro nos 200 peito julho2014. Há 2 anos treinando nos Estados Unidos onde é Campeão em vários eventos e Recordista. Foi convocado para o JR Nacional e para 2016 U.S. OLYMPIC TEAM TRIALS onde os melhores atletas de 14 à 18 anos dos E.U.A. estarão em uma Universidade no Arizona neste mês. Todos devido ao nado peito. O ESTRANHO É O ÁRBITRO NO BRASIL FALAR QUE O NADO DELE ESTÁ ERRADO ( pernada vertical). Stéfano foi desclassificado no revezamento. Esclareço que o treino dele é filmado submerso e analisado por vários técnicos inclusive de nível Olímpico e NUNCA falaram nada sobre o “erro” técnico. Quero que este tema seja abordado com atenção para que não seja feita uma injustiça com o atleta que tem potencial de ser Campeão Brasileiro. Muito obrigado e parabéns pela cobertura.
    Atenciosamente,
    Marco Aurélio Batista.’.

  8. Olá, meu nome é Marco Aurélio. Sou árbitro de futebol e formado em Educação Física. Meu filho é nadador desde os 6 meses. Ele já foi Campeão Brasileiro no nado peito em 2014. Neste ano no Brasileiro Juvenil em Recife a arbitragem disse que ele faz uma pernada de borboleta no peito desclassificando-o. Ele treina nos Estados Unidos faz 2 anos e nunca foi desclassificado. Voltamos para os Estados Unidos e tivemos a oportunidade de verificar que o nado dele está correto conforme informações de vários Árbitros e treinadores tanto aqui, como no Brasil. Realmente às vezes sai água para cima, porque ele faz a pernada facão muito forte, que pode confundir a arbitragem, mas ele não tem o movimento para baixo. Ele esteve na Universidade do Arizona treinando por uma semana, onde inclusive filmamos o nado submerso para analisar. Ele esteve competindo neste último Domingo em uma outra Universidade. Esta semana está treinando em seu clube com outro técnico de uma outra Universidade. No seu clube falei com uns 6 técnicos. Inclusive um Doutor (Head Coach) que foi homenageado como técnico do ano no país. No clube onde meu filho nada tem atletas com índice Olímpico, recorde nacional, e vários técnicos e árbitros disseram que ele não tem problema. O nado está legal e dentro do limite. Meu filho tem 15 anos e chegou a comentar que queria parar de nadar, que não quer ir para o Brasil competir….etc….Falei com o árbitro e ele viu o vídeo e disse que pelo vídeo não existe o movimento mas que em Recife eles “viram o movimento”. Acredito que a arbitragem confundiu até devido o reflexo do sol. Acredito que foi injusto a desclassificação nos 100 peito. (Ele tinha o 2 melhor tempo da eliminatória). A minha preocupação agora é com as próximas competições dele no Brasil. Como devo proceder? caso ele seja desclassificado com o nado legal por erro da arbitragem? Ou será que o problema está com os árbitros nos Estados Unidos? OBS: Estou quese fazendo uma reportagem no Fantástico sobre a suposta ” falha na arbitragem de natação que pode comprometer a nossa Olimpíadas” mas como árbitro prefiro tentar resolver de uma forma que seja um aprendizado para todos. A Rede Globo disse que a reportagem fica ótima com entrevista nos dois países, etc….eu acredito que não é legal para o nosso país…o que você acha? A nossa arbitragem é inexperiente? (Este foi o termo usado pelos Americanos quando digo: Mas ele foi desclassificado no Brasil……

    • Árbitro de Natação

      Repassamos sua mensagem ao árbitro geral da competição, mas adianto que não é possível comparar arbitragem mostrando vídeos: o julgamento ocorre no momento da competição, e a decisão do árbitro deve ser contestada na competição, nunca após. E a melhor pessoa para procurar naquele momento seria o técnico do seu filho, pois ele é o habilitado a requerer um protesto.
      Por favor, note que a arbitragem brasileira é uma das únicas profissionais no mundo (recebem pagamento pelo trabalho), o que não ocorre nos EUA. É possível afirmar também que é uma das mais rigorosas do mundo pois os árbitros passam por ao menos um treinamento anual. Mas pode sim ser passível de erros, mas nestes casos é necessário seguir o protocolo e realizar o protesto na competição. Filmagens não são aceitas como protesto em nenhuma hipótese de desclassificação, nem ao menos em Olimpíadas ou Campeonatos Mundiais. Isso faz parte da regra da FINA. Além disso, a desclassificação é um momento único onde o árbitro geral decide de acordo com o que viu ou do que os outros árbitros viram, então não dá para aceitar que um outro árbitro, que não estava presente na competição, julgue o assunto porque ele mesmo deve saber que o julgamento leva em consideração o momento.
      O atleta pode realmente ter cometido a infração sem querer: ao nadar no limite da regra, é possível que um de seus movimentos durante a prova prove-se irregular. Julgar a técnica no treino é diferente do que na competição.
      O que pretendemos com o site de Regras é tornar o público participante – não só os atletas e técnicos – mais familiarizado com as regras de natação. Infelizmente agora é tarde para qualquer reação, mas o conhecimento sobre as regras poderá evitar futuros erros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *