Início Nadador Virada errada de costas

Virada errada de costas

2
1475

Uma dúvida do leitor:

Minha dúvida é: O atleta errou a contagem das braçadas na virada do nado costas e chegou muito próximo da borda. Logo quando ele saiu da posição de costas para executar a virada acabou tocando da borda na posição de frontal com os braços. Ele deve ser desclassificado ou não?

A resposta é não.

O que diz a regra sobre a virada de costas:

SW 6.4 When executing the turn there must be a touch of the wall with some part of the swimmer’s body in his/her respective lane. During the turn the shoulders may be turned over the vertical to the breast after which a continuous single arm pull or a continuous simultaneous double arm pull may be used to initiate the turn. The swimmer must have returned to the position on the back upon leaving the wall.

Quando executar a virada, tem que haver um toque na parede com alguma parte do corpo do nadador. Durante a virada os ombros podem ficar na posição vertical (seria o meio do processo da virada normal de costas), e após isso puxar um braço ou os dois braços simultâneos podem ser usados. Após deixar a parede, o corpo deve estar na posição de costas.
Se o nadador quiser, ele ainda pode executar a virada no modo antigo (veja ilustração abaixo): tocar a mão na parede ainda na posição de costas, como acontece na virada do costas para o peito nas provas de medley. No entanto, no medley você não pode sair da posição de costas até o toque na parede, já que isso faz parte da regra do nado medley.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou professor de natação e tenho dúvidas sobre os procedimentos para a virada do nado “costas”. a)- Na aproximação para a virada, o atleta pode executar movimentos de pernas de forma alternadas ou ondulatórias?

  2. Oi bom dia favor informar sobre a vidara de transição no nado medley de costa para o peito over shoulders. obrigado!