Com pandemia, regras da FINA serão revisadas este ano

0
31

Por Alex Pussieldi, publicado originalmente na Swim Channel

A cada quatro anos, FINA reúne sugestões do mundo inteiro que passam pela análise dos seus Comitês Técnicos e são aprovadas ou não pelo Bureau. A mudança de regras da FINA é algo que estava marcado para a Assembleia da entidade que aconteceria em maio de 2021 no Mundial de Fukuoka. O evento passou para 2022 e agora será em 2023. Mesmo com a realização do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos Extraordinário em Budapeste, de 18 de junho a 3 de julho deste ano, a mudança de regras não vai acontecer lá.

As regras da FINA estão em vigor desde 2017 e serão revisadas este ano, mas de forma virtual. Todos os seis esportes aquáticos (natação, águas abertas, nado artístico, saltos ornamentais, polo aquático e high diving) além das regras gerais da entidade passam por revisão e estudo incluindo a categoria Masters.

Qualquer uma das 209 federações nacionais filiadas a FINA podem encaminhar a entidade uma sugestão de revisão ou mudança de regra. Qualquer treinador, clube ou federação filiado a CBDA pode encaminhar algum tipo de proposta que, se receber suporte da entidade, será encaminhada para a FINA podendo ser aprovada e incluída nas mudanças a serem impostas este ano.

Os Congressos Técnicos onde as regras serão aprovadas já estão marcados:
3 de outubro – Nado artístico, polo aquático e high diving
4 de outubro – Águas abertas e polo aquático
5 de outubro – Natação e masters

O prazo final para submeter uma proposta de revisão ou ajuste de regra vai até julho, três meses antes da realização dos Congressos Técnicos. Estas propostas, após a conferência pelo Diretor Executivo da FINA são enviadas aos Comitês Técnicos. Até setembro, 30 dias antes dos Congressos Técnicos as 209 federações nacionais devem indicar dois representantes para cada um dos Congressos.

As novas regras a serem aprovadas em outubro de 2022 entrarão em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui