Você está aqui: Home » Trajes aprovados

Trajes aprovados

Após a Olimpíada de 2008, um boom de recordes mundiais trouxe à tona o uso de determinados maiôs que influenciavam diretamente na performance do atleta, de forma que o ajudava a flutuar na água, devido à sua composição.

Em 2009, a FINA passou a controlar o uso de maiôs, sungas, bermudas, macaquinhos e fullbodys que os atletas utilizavam. Um documento e uma comissão foram definidos para aprovar ou não os famosos “trajes” de natação, já que não existia regulamentação específica para este tipo de vestimento.

Hoje, é obrigatório os trajes estamparem um selo da FINA demonstrando que eles foram aprovados pela comissão, mas ainda assim durante o evento uma checagem é realizada pelos árbitros para verificar a validade do selo e/ou do traje.

Em 2013, um grande recall foi realizado pela Arena por causa de alguns modelos específicos Arena Carbon Pro que não estavam mais em conformidade com os testes iniciais feitos pelas Fina. A empresa italiana iniciou um grande procedimento global de troca por um traje em conformidade com as regras e aprovado pelo comitê da FINA.

Leia mais sobre o assunto:

Lista atualizada dos trajes:
http://www.fina.org/H2O/index.php?option=com_content&view=category&id=304&Itemid=1006

Regra traduzida dos requisitos para aprovação dos trajes:
http://www.aansc.com.br/modules/mastop_publish/?tac=Regras_sobre_os_Trajes_%28homologa%E7%E3o_FINA%29

Comitê de aprovação de trajes da FINA:
http://www.fina.org/H2O/index.php?option=com_contact&view=category&catid=153&Itemid=1190

3 comentários

  1. comprei um vestuario masculino da marca arena,com selo da FINA,porem fui surpreendido pela proibição do e uso .Como posso reaver os R$1080,00 que paguei com cartão.Como a FINA podera resolver?Aguardo att.Celso

  2. Qual a avaliação sobre o modelo Jaked J11?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *