Um leitor nos escreveu a seguinte dúvida:
No nado borboleta (master) a regra diz “que eu devo dar uma só pernada de peito antes da braçada na saída e na virada”, então não posso sair golfinhando e depois bater perna de peito e braço de borboleta?
A resposta é: pode.
As regras de natação master – MSW – fazem parte das regras gerais de natação – SW. Nelas, constam apenas exceções à regra geral.
E existe uma bem específica sobre o assunto:
MSW 3.10 A breaststroke kicking movement is permitted for butterfly.
Only one breaststroke kick is permitted per arm pull except that a single breaststroke kick is permitted prior to the turn and the finish without an arm pull. After the start and after each turn, a single breaststroke kick is permitted prior to the first arm pull.
Você pode sim dar a golfinhada normalmente após a virada, já que ela faz parte da regra geral de natação e essa regra MSW 3.10 é uma exceção PERMISSIVA: ou seja, você PODE executar a pernada de peito por ciclo de braçada, mas não é obrigatório.
Desta forma, você pode sair da parede golfinhando, dar a braçada e começar a fazer o ciclo pernada de peito+braçada de borboleta. O atleta deve ficar atento à sequência, que deve ser respeitada: uma pernada de peito para cada braçada (dupla) de borboleta.
A exceção também diz que apenas a pernada de peito, sem a braçada, é permitida uma vez depois da largada e antes de cada virada.
Vale o aviso: para o nado borboleta só há esta exceção. Todas as outras regras “tradicionais” devem ser seguidas.
Para recordar, e que boa lembrança, uma parte da reportagem sobre a memória olímpica brasileira, com Maria Lenk, que começou com o “nado clássico” e que posteriormente dividiu-se entre nado borboleta e nado peito… Lá pelos 5 minutos do vídeo vocês poderão ver a Maria Lenk nadando rapidamente o borboleta com pernada de peito.
isso é loucura porque não são essas regras!!!!!!!!!!!!!!!…….
louca isso não pode
tirar duvidas sempre é bom porque agente mesmo sendo master nunca sabe tudo pelo contrario sempre estamos aprendendo