Você está aqui: Home » Nadador » Posso tirar minha touca ou óculos durante uma prova?

Posso tirar minha touca ou óculos durante uma prova?

Depende.

Numa prova de nado livre, você pode sim tirar a touca e/ou o óculos durante a prova sem ser desclassificado. A prova é livre e o único prejudicado será você.

Numa prova de costas você também pode tirar a touca e/ou o óculos, mas terá que fazer isso sem comprometer sua posição de costas. Ou seja, virar-se pra tirar infelizmente irá causar a desclassificação não pelo fato de tirar a touca/óculos, mas sim por ter saído da posição de costas durante o percurso.

Nas provas de peito e borboleta, é certo que será desclassificado se tentar tirar a touca e/ou o óculos durante a prova. O motivo é a regra de ambos os nados, cujo movimento dos braços devem ser simultâneos.

O mais comum de acontecer é o atleta esperar o momento da virada e então retirar durante o movimento de rotação na virada – o que é permitido. Mas atenção: no caso do nado peito e nado borboleta você deve antes tocar com as duas mãos na parede. No nado costas, você tem que tocar qualquer parte do corpo estando ainda na posição de costas.

 

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *