Você está aqui: Home » Nadador » Recall de trajes

Recall de trajes

Foi, por enquanto, a maior bomba do ano na Federação Internacional de Natação: o Arena Carbon Pro saiu da lista de trajes aprovados.

22980

 

O traje, considerado por muitos como o melhor traje da atualidade, saiu da lista por uma razão simples: ele não é o mesmo produto apresentado à FINA em 2010.

A fabricante Arena disse que ela mesma tomou uma atitude em fevereiro deste ano e levou à FINA a recomendação da suspensão deste traje. Mas o anúncio oficial veio apenas em maio.

A notícia causou rebuliço em alguns milhares de consumidores que estavam prestes a competir ou ainda nem haviam usado o traje.

A solução encontrada pela fabricante foi: trocar o traje, sem custo ao consumidor.

Muitas dúvidas apareceram no decorrer do mês e ainda não havia uma certeza da ação de troca da fabricante.

Hoje sabe-se que será possível trocar por outro modelo anterior (um processo mais rápido) ou aguardar pelo novo modelo (mais lento, dizem até 8 semanas – ou 2 meses, mas poderá ser mais que isso). Além disso, os custos de envio serão por conta da fabricante, que inicialmente não havia confirmado nem desmentido a informação de que os clientes deveriam arcar com os custos do envio.

Para a troca, é preciso obviamente do traje em bom estado (sem furos ou rasgos ou remendado). Não é necessária a apresentação da nota fiscal para a troca, o próprio traje é a prova da compra.

É importante enfatizar que os trajes que estão nesse “recall” da Arena são apenas 3, identificados pelos códigos: modelos femininos AR 220993 e AR 220994, e a bermuda masculina AR 141364. Todos os outros que não tenham este código continuam aprovados.

Para a equipe da arbitragem, o que influenciou foi apenas uma atenção na conferência dos trajes. Ainda pode acontecer do atleta competir com um traje que não está na lista da FINA, mesmo após a conferência, se houver. No entanto, se o árbitro verificar que o atleta fez uso de um traje não aprovado, mesmo após ter competido o atleta ainda poderá ser desclassificado.

Leia duas reportagens acerca do assunto:

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *