Recebemos uma dúvida de um leitor e pai de atleta: “É permitida nas provas de peito a utilização de pernada de peito com muita oscilação vertical (como golfinhadas)?”
Sim. É permitida, desde que o movimento faça parte do movimento natural.
Por movimento natural entende-se que quando se joga o corpo à frente e ao fundo, o quadril e pernas naturalmente sobem. isso não deve ser considerada uma irregularidade, mas sim um aperfeiçoamento do nado de peito, que exige muito treino.
Achamos um vídeo do brilhante Michael Phelps, onde ele executa sim algo bem parecido com uma golfinhada mas apenas fazendo usufruto do movimento natural da pernada:
Já o vídeo a seguir é um exemplo do que não é nada natural ao nado de peito, já que o tronco permanece num alinhamento horizontal enquanto a perna executa um movimento de dupla golfinhada, trazendo as pernas para uma linha vertical acima do quadril, o que descaracteriza o nado de peito.
A discussão pode encerrar durante o congresso técnico da FINA, que será realizado dias antes do início do Campeonato Mundial, em Barcelona, próximo julho.