Você está aqui: Home » Árbitro » Swim-off: o que é isso?

Swim-off: o que é isso?

Swim-off é uma expressão bem desconhecida dos brasileiros porque basicamente é utilizada apenas em campeonatos onde se tem eliminatórias, finais e/ou semi-finais. É o desempate que deve ser realizado entre nadadores que detém o mesmo tempo e estão em uma colocação que distingue duas séries.

Por exemplo, numa competição com eliminatória e final numa piscina de 8 raias, avançam os 8 melhores tempos obtidos nas eliminatórias. Se no 8o. lugar estão empatados dois nadadores, então um swim-off deve ocorrer – até 1 hora após o término da prova – para determinar quem é que fica com a 8a. vaga.

SW 3.2.3 In the event that swimmers from the same or different heats have equal times registered to 1/100 second for either the eighth/tenth place or sixteenth/twentieth place depending on the use of 8 or 10 lanes, there shall be a swim-off to determine which swimmer shall advance to the appropriate finals. Such swim-off shall take place not less than one hour after all involved swimmers have completed their heats. Another swim-off shall take place if equal times are registered again. If required, a swim off will take place to determine 1st and 2nd reserve if equal times are recorded.


Ufa, não empatei de novo…

A regra é omissa com relação ao swim-off de provas de 400m e acima, já que o desgaste é muito grande para os atletas envolvidos. No Canadá, por exemplo, é regulamentado como regra complementar que em provas de 400m ou acima, se existir raia disponível na final, os dois ou mais atletas que empataram nadam. Caso contrário, deve ser realizado o swim-off.

No entanto, não é obrigatório o nadador participar e esta desistência não afeta a sua participação na competição. Por exemplo, se os atletas empataram em 8o. nos 400m medley e um deles desistir, então aquele que desistiu receberá a 9a. colocação e o tempo feito como resultado final, enquanto o outro irá competir na final, balizado com o tempo realizado também.

Apesar de omisso na regra, é de senso comum entre os árbitros gerais que mesmo que durante o desempate o atleta melhore seu tempo, prevalecerá o tempo do empate para efeito de resultado final ou tempo de balizamento para a fase posterior (semifinal ou final).

Também é um critério omisso no regulamento determinar se o recorde que o nadador bateu durante um swim-off é válido. Nesse caso vale a determinação do árbitro geral ou até mesmo da Federação Nacional. No Brasil não há registrado qualquer documento ou decisão que já tenha ocorrido sobre isso.

Outra particularidade do swim-off é que se o nadador for desclassificado durante esse desempate, isso não afetará seu resultado oficial, ele apenas perderá o direito de avançar para a fase posterior.

Se ocorrer mais um empate durante o swim-off, mais um deverá ser realizado.

Se a piscina tiver 8 raias e ocorrer um empate em 8o. lugar na prova de 800 ou 1500m livre, e a competição tiver eliminatória e final, infelizmente o swim-off deverá ser realizado.

Se ocorrer um recorde mundial durante o swim-off, os procedimentos de recorde mundial constantes na regra da Fina deverão ser aplicados (SW 12).

Se houver empate também para as posições de 1o. e 2o. reserva (as duas posições subsequentes que podem avançar para a próxima fase) , um swim-off também deverá ser realizado.

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

1 comentário

  1. Em relação a recordes em swim-off, lembro no Mundial de Roma, que o Bovell empatou com um maluco lá em 16º na eliminatória, foi pro swim-off e bateu o recorde de campeonato! E o recorde foi homologado. Claro que depois o Cielo bateu o recorde dele, mas o Bovell poderia ter saído da competição como recordista de campeonato sem que o tempo dele do swim-off constasse no resultado final…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *