Você está aqui: Home » Geral » FINA estabelece idades mínimas para Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos

FINA estabelece idades mínimas para Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos

Foi publicado recentemente na Best Swimming o seguinte artigo, direto do Congresso Técnico Mundial da FINA, realizado em Windsor, no Canadá, dias antes do início do Campeonato Mundial de Piscina Curta:

Natação agora tem idade mínima para Mundiais e Olimpíadas

Medida aprovada pelo Bureau da FINA, mas ainda não publicada, já deve estar aplicada para o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Budapeste em 2017. Na verdade, a nova regra que determina idade mínima para as competições de natação foi aprovada em agosto, porém, por não ter sido publicada em tempo, acabou não sendo aplicada agora para este Mundial de Piscina Curta.

A partir do próximo Mundial, a idade mínima para o feminino é de 14 anos e para o masculino 15 anos de idade. Atletas com menos idades, só poderão participar do Mundial e Jogos Olímpicos caso tenham os índices mínimos estabelecidos pela FINA.

A medida foi para evitar casos como o da jovem nadadora do Bahrein, Alzain Tareq, que nadou no Mundial de Kazan com apenas 10 anos de idade. Sem idade mínima, a natação da FINA esteve exposta a isso e a implementação da regra foi decidida e já começa a valer a partir de 2017.

Adicionamos à notícia que estas idades-limites são referentes apenas à participação em Campeonato Mundial e Jogos Olímpicos, inclusive os campeonatos Junior e da Juventude. Além disso, as idades de 14 e 15 anos são referentes às idades no dia 31 de dezembro, então atletas de 14 anos masculino ou 13 anos feminino, que ainda irão fazer aniversário até o dia 31 de dezembro, são considerados como 15 e 14 anos respectivamente.

A diferença das idades iniciais se deve para o fator de maturidade de cada sexo.

Em maratonas aquáticas, a idade mínima de acordo com a regra OWS 1.2, é de 14 anos para ambos os sexos.

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *