Você está aqui: Home » Nadador » Nado livre… é livre

Nado livre… é livre

 

Eu posso nadar costas nos 400m livre?

Sim. Você pode nadar até “cachorrinho” se quiser. Ainda assim, poderá dar umas braçadas de borboleta e depois virar de novo pro costas.

O nado livre é… livre. As 3 regras específicas do nado que devem ser respeitadas são as seguintes:

  1. A saída tem que ser com mergulho (do bloco ou do chão, desde que permaneça imóvel ao sinal de “a suas marcas” do juiz de partida, e também não coloque o pé em outro lugar que não o nível do chão);
  2. O nadador tem que quebrar a superfície d’água nos 15 metros durante a saída e viradas e depois disso durante TODO O TEMPO até a próxima virada ou chegada alguma parte do corpo tem que quebrar a superfície d’água;
  3. Alguma parte do corpo tem que tocar a parede nas viradas e na chegada.

A estes itens aplica-se o seguinte no caso de provas de medley (individual ou revezamento): o nado não pode ser igual ao borboleta, costas ou peito.

São regras bem simples que acabam gerando alguma criatividade no pessoal. A primeira delas é fazer outro estilo que não o crawl numa prova de 50m livre. Já o leitor que teve a dúvida sobre os 400m livre nadando de costas, ainda adicionou perguntando sobre a saída. A saída do nado livre deve ser de cima, do bloco ou chão, e tem que ser um mergulho. Depois disso, ele quer virar pra costas? Sem problema algum. Não existe razão para ser desclassificado.

Mas…

Como em toda competição, o árbitro geral é quem decidirá pela sua “brincadeira”. Ele poderá desclassificá-lo sob o argumento de atitude anti-desportiva: pôxa, você foi inscrito na prova de 400m livre e nadou de costas? Isso é um tanto estranho, mesmo porque não existe oficialmente a prova de 400m costas e ainda por cima pode ser considerado um desrespeito aos nadadores da prova e público presente… Informar-se antes com o árbitro geral e explicar a razão da mudança de estilo antes da prova será muito mais racional do que no fim da prova encontrar um DQ no resultado.

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *