Você está aqui: Home » Árbitro » Relembrando: Único árbitro brasileiro em Roma conta curiosidades de Phelps e Cielo

Relembrando: Único árbitro brasileiro em Roma conta curiosidades de Phelps e Cielo

Notícia publicada em 01/agosto/2009, no portal Globoesporte
Lydia Gismondi

O trabalho de árbitro do Mundial de Esportes Aquáticos de Roma exige que Marcelo Fonseca se limite à cordialidade com os astros da natação. O único representante brasileiro na modalidade, entretanto, pode e deve observar de perto cada detalhe dos nadadores momentos antes de caírem na piscina. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Marcelo revela algumas curiosidades das estrelas da competição.

– Existe uma diferença muito grande de concentração entre cada atleta. Nós temos percebido, por exemplo, que os japoneses antes de sair dão um grito, acho que para quebrar o nervosismo. Michael Phelps fica bastante concentrado, em silêncio, ouvindo música. O Thiago costuma dar uma respirada forte antes. O Cielo se mexe muito, fica bastante agitado antes de largar. Tem uns que rezam, outros olham para o céu e apontam – contou o carioca.

Embora seja necessário um certo distanciamento entre os árbitros e os nadadores, Marcelo revela que as principais estrelas, como Phelps, costumam ser simpáticas.

– O Phelps e a Federica têm um carisma muito grande. O Phelps cumprimenta a gente, é sempre muito educado, simpático. Dá bom dia, boa tarde. Mas ele é a pessoa mais importante na piscina, nós só estamos ali para cumprir as regras. Nós não ficamos muito próximos, até mesmo para não atrapalhar. Deixamos os nadadores concentrados porque assim é mais fácil eles conseguirem bons resultados.

No passado, Marcelo pôde conviver com outros astros da natação como Ian Crocker, Gustavo Borges e Fernando Scherer. Hoje, em seu primeiro Campeonato Mundial Absoluto, tem a responsabilidade de fiscalizar uma edição que vai entrar para a história.

– Cada competição a gente trata como se fosse a primeira competição. Para mim, essa está sendo uma competição com uma responsabilidade muito grande porque tem atletas olímpicos e também porque está tendo muita atenção da mídia, principalmente por causa dos trajes. Você não pode errar. Tem que estar atento todos os segundos.

Link para a notícia original: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Esportes_Aquaticos/0,,MUL1251298-16315,00-UNICO+ARBITRO+BRASILEIRO+EM+ROMA+CONTA+CURIOSIDADES+DE+PHELPS+E+CIELO.html

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

1 comentário

  1. Ahhh, fala sério, que nível de arbitragem em Roma…tais brincando. Esse cara não sabe de nada, só quer se promover.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *