Você está aqui: Home » Árbitro » Virei e… cadê a borda?

Virei e… cadê a borda?

A borda é o limite de uma “volta” na piscina. Uma prova de 50m em piscina de 25m consiste em 2 voltas. Já a mesma prova de 50m em piscina de 50m consiste em 1 volta. Mas o que acontece se o nadador não completar essa “volta”?

Vamos separar as situações por estilo…

BORBOLETA: o atleta TEM QUE TOCAR COM AS DUAS MÃOS em todas as viradas. Não há como não fazer a virada de outro modo. Qualquer outro modo significa desclassificação.

COSTAS: aqui temos uma situação comum, onde o nadador conta braçada, vira o corpo de barriga para baixo e prepara-se para virar quando percebe que está distante da parede. O que ele deve fazer é: deslizar. Bater perna é permitido com a barriga de baixo. Não é permitido dar qualquer braçada durante esta posição. E se o nadador fizer, por exemplo, essa virada no meio da piscina? Bem, o árbitro geral decidirá mas é muito provável que ele seja desclassificado pois ele simplesmente saiu da posição de costas durante o percurso (apesar de ter virado, ele não estava apropriadamente próximo da borda, não é?).

PEITO: mesmo caso que o nado borboleta: TEM QUE TOCAR COM AS DUAS MÃOS em todas as viradas. Adiciona-se aos dois estilos ainda a exigência que quando o atleta está com as duas mãos, o corpo tem que estar de barriga para baixo, “olhando” o fundo da piscina. Ou seja, o corpo não pode estar de lado.

LIVRE: se acontece de um nadador virar no meio da piscina e começar a nadar “de costas”, depois vira de novo pra posição do crawl, tudo normal. Se ele virou antecipado e está bem longe da borda, ele pode voltar até tocar alguma parte de seu corpo na borda, não será desclassificado. Mas se ele virar e começar a nadar novamente sem tocar na borda, isso resultará em desclassificação.

Veja o vídeo abaixo ilustrando essa virada sem toque na borda:

Árbitro de Natação

Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.

http://www.regrasdenatacao.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *