FINA anuncia árbitros para Mundial de Curta 2020, Brasil fora de novo

Reproduzido do Blog do Coach (link)

Por Alexandre Pussieldi, Sportv
02/02/2020 13h13 

FINA divulgou a lista dos árbitros que irão atuar no Campeonato Mundial de Piscina Curta deste ano, e mais uma vez, o Brasil está de fora. A competição marcada para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos acontece de 15 a 20 de dezembro deste ano. 

Foram anunciados 25 árbitros, 6 das Américas, 2 da América do Sul, um chileno e um peruano. Contabilizando a ausência de árbitros brasileiros nos Mundiais de Hangzhou em 2018, Gwangju em 2019, nos Jogos Olímpicos de Tóquio e agora no Mundial de Abu Dhabi são quatro competições internacionais de grande porte com ausência da arbitragem brasileira. 

O Blog entrou em contato com a CONSANAT. Foi o próprio Presidente da entidade, Juan Carlos Orihuela, que fez questão de esclarecer o caso. Desde que foi eleito no seu primeiro pleito em 2014, e re-eleito em 2018, Orihuela prometeu que faria uma gestão voltada para todos os filiados da entidade. 

Desde então é inegável que os demais países ganharam espaço na FINA e nas outras entidades internacionais. Antes, posições do continente no Bureau e nas comissões eram praticamente todas do Brasil. 

Orihuela confirmou que o rodízio dos árbitros reforça sua política e é bem transparente em relação a isso. O dirigente ainda confirmou que a arbitragem brasileira retorna no próximo Mundial, o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos em Fukuoka, no próximo ano. 

Eleito para a CONSANAT com o voto contrário do Brasil, na sua primeira eleição em 2014, Orihuela tem mantido excelente relação com a CBDA desde então. Esteve nas controversas e polêmicas assembleias dos últimos anos da entidade e deu total suporte ao Brasil nas discussões que tivemos com a FINA. 

Mesmo querendo valorizar e prestigiar a arbitragem brasileira em eventos internacionais, precisamos reconhecer que a medida e os procedimentos tem sido plausíveis e coerentes.

spot_imgspot_img

Subscribe

Related articles

A desclassificação de Ana Marcela Cunha nos Troféu Brasil

Um tweet do treinador da campeã olímpica dos 10km,...

Com pandemia, regras da FINA serão revisadas este ano

Por Alex Pussieldi, publicado originalmente na Swim Channel A cada...

O maior curso de arbitragem em natação da história do Brasil

A Federação Aquática Paulista mantém em seu quadro de...
spot_imgspot_img
Árbitro de Nataçãohttp://www.regrasdenatacao.com.br/
Olá, eu sou o árbitro de natação e adoro discutir sobre regras de natação. Leia, releia, discuta e conheça as regras que movimentam o nosso esporte.