Michael Phelps desclassificado nos 50 livre?

0
41

Circula em grupos de natação um vídeo que mostra Michael Phelps, o maior nadador da história, numa competição em Mesa, Califórnia, em 2014, prestes a cair n’água para uma rara prova de 50m livre.

Descalificación a Michael Phelps en 50 mt. Libre por hacer el Estilo de Mariposa. 😮No se ve mucho hacer 50 mt. Libre a…

Posted by Natación on Friday, August 28, 2020

Apesar do texto já iniciar com a bombástica frase “desclassificação de Michael Phelps nos 50 livre por fazer em nado borboleta”, é uma desinformação. E falso. O atleta não foi desclassificado por ter nadado borboleta numa prova de nado livre, porque… A prova é de nado livre! A prova era eliminatória e ele terminou em 42o. lugar com 24.06 e, obviamente, não passou para a fase final.

O assunto nado livre está coberto em alguns artigos anteriores:

Duas importantes faltas que poderiam ser a causa de uma desclassificação para Phelps seriam 1) queimar a saída e 2) ultrapassar o limite máximo de 15 metros submerso após a saída.

Como nada disso aconteceu, Phelps tem em seu currículo a marca de 24.02 na prova de 50m livre, onde é sempre importante frisar que independente do nado escolhido para nadar na prova de nado livre, o registro do tempo entra como nado livre, não como o nado que escolheu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui